Esse é um post para quem nunca configurou um servidor Web no Netbeans. Se você já fez isso, dê uma olhada em outros artigos sobre o Tomcat ou Netbeans :).
Faça o download do Tomcat 6 no endereço: http://tomcat.apache.org/download-60.cgi e descompacte em uma pasta (escolha a versão zip ou tar.gz). Abra o Netbeans e vá na Aba Services (Window, Services). Clique com o botão direito em Servers, Add Server… Escolha Tomcat 6 e clique em Next.
Informe a localização do seu Tomcat, um usuário e uma senha e clique em Finish. Um novo servidor deve ter sido adicionado. Para alterar as configurações de inicialização e porta você pode clicar com o botão direito no servidor criado e selecionar Properties.
Você também tem a opção de editar o arquivo server.xml ou visualizar o log do servidor além de parar e iniciar o Tomcat em modo de profiling e debug. Para associar um projeto existente ao Tomcat é só clicar com o botão direito, Properties, Run e escolher o respectivo servidor.

Para outros servidores o processo é semelhante. Bem simples… 🙂 Qualquer dúvida é só avisar.

